Por que o Sommelier Cheira a Rolha???


Pessoal!!!
EU SEI… muitos já se perguntaram: Por que todo restaurante tem um tal “cheira rolhas”??? Pois é! Esse profissional que cheirou a rolha antes de lhe servir o vinho, na verdade é o sommelier!E por que motivo ele faz isso??? Bom… ele faz isso basicamente para garantir que ao te servir o vinho, ele esteja em boas condições e que você tenha uma experiência maravilhosa o apreciando.

Vamos lá… confira os detalhes e seja um expert você também!!!

Por que o Sommelier Cheira a Rolha???

A rolha é muito importante e de cara… ela acaba dando algumas pistas sobre a qualidade do vinho antes mesmo de provar! Veja as principais pista:

  • Se a rolha estiver seca: isso pode indicar que a bebida foi armazenada de pé (e não deitada, como é indicado para vinhos).
  • Se a rolha estiver molhada demais: podemos suspeitar que acabou entrando um pouco de ar além da conta e ela foi danificada.
  • Se a rolha estiver com cheirinho de vinagre: Vixi… é bem provável que o vinho esteja oxidado… isso significa que entrou muito ar na garrafa por defeito da rolha ou quem sabe… um mau armazenamento.
  • Se a rolha estiver com aromas de mofo ou papelão molhado: Ai é pior ainda!!! Trata-se de um fungo atacou a cortiça (dizemos que o vinho está bouchonné).
Para se ter uma idéia… “Comprovadamente cerca de 5% dos vinhos chegam ao restaurante estragados”, diz Juscelino Pereira, do Piselli em uma entrevista dada a Uol Comidas e Bebidas a respeito do tema.

Então… JUSTAMENTE por isso o profissional sommelier vai cheirar a rolha e verificar se o vinho está em boas condições.

Já pesou se por acaso, não tivéssemos esse profissional e você fosse lá e bebesse o vinho com sabor de mofo? JÁ ERA A SUA REFEIÇÃO!!! Até você beber “litros” de água para passar o gosto ruim da sua boca… sua bela harmonização foi-se embora… Agora, imagina ainda se é um primeiro encontro e você serve o vinho para sua amada??? Caramba! Nem quero ver o que vai dar…

DAÍ VEM MAIS UMA IMPORTÂNCIA DO SOMMELIER! Garantir que o vinho esteja em boas condições para que você possa aprecia-lo…

Mudando um pouquinho de assunto…
Se você por acaso ainda não convencido da importância do sommelier… voltemos há uma época da idade média… O sommelier verificava se o vinho estava em boas condições de ser servido ao seu Rei! Ele provava o vinho primeiro para saber se não estava envenenado, para depois servir… Caramba!!! E você achava isso tudo besteira?!!!

É bom saber também que: se a bebida estiver com algum defeito a importadora troca os vinhos para o restaurante.Agora.. dica para você: Preste muita atenção nas qualidades, mas preste mais atenção ainda nos defeitos do vinho! Quando você abrir uma garrafa estragada, tente memorizar aquele cheiro para aprender a distingui-lo (são fáceis de distinguir) e não errar na próxima vez…

Fonte: Blog Enofilia

%d blogueiros gostam disto: