Páscoa para diabéticos: conheça as melhores opções de chocolate


De uns anos para cá as marcas de alimentos parecem ter descoberto o nicho dos chocolates diet. Produtos de diferentes tipos preenchem as prateleiras dos supermercados. Algumas pessoas ainda confundem o termo com “light” – este significa que o produto tem menos calorias. No entanto, o chocolate diet é indicado para diabéticos e, apesar de não possuir açúcar, concentra maior quantidade de gordura e calorias praticamente iguais ao chocolate comum.

Ao substituir o açúcar e para conferir ao chocolate o sabor doce, as empresas utilizam substâncias como o sorbitol, manitol, xilitol, isomalte e maltitol. São muito úteis para quem tem diabetes, já que apenas uma porção destas substâncias são digeridas e absorvidas lentamente, causando uma pequena elevação do açúcar no sangue.

Porém, há algumas desvantagens do chocolate diet:

  • Desconforto intestinal

Se você comer chocolate diet em excesso, terá grandes chances de sofrer um desconforto intestinal. Isso acontece porque substâncias como o maltitol, ou outro álcool de açúcar, podem ter um efeito laxante. Uma parte do álcool que não é absorvida começa a fermentar no trato intestinal, o que pode causar desconforto ou diarreia, dependendo da quantidade consumida de chocolate e do organismo de cada um. Por isso, é importante consumir estes chocolates com moderação!

  • Diet não significa livre de gordura saturada ou de calorias

Para o chocolate ficar gostoso e cremoso como gostamos, são necessárias duas coisas: o sabor doce e a manteiga de cacau. A manteiga de cacau é rica em gordura saturada e por isso alguns chocolates podem ter este número alto no rótulo. O chocolate branco, por exemplo, não leva cacau, apenas manteiga de cacau, o que o deixa mais gorduroso.

Chocolate de soja e alfarroba

Outra opção boa não só para os diabéticos, como também para os celíacos, é o chocolate de soja. 100% vegetal, não leva lactose e alguns não contêm glúten e nem açúcar. Chocolates de alfarroba também são interessantes para os diabéticos e intolerantes à lactose. Estes são menos calóricos, mais nutritivos, possuem um sabor similar ao chocolate amargo, contêm menos gorduras e não tem lactose e glúten. A alfarroba é uma vagem da qual se extrai uma polpa, que é torrada para se obter o pó que substitui o cacau na produção do chocolate. De qualquer forma, lembre-se sempre de checar os rótulos para conhecer os ingredientes do produto!

Chocolate amargo

O chocolate amargo possui flavonoides, que são fitoquímicos naturais com propriedades antioxidantes que protegem o coração e até previnem câncer.

Diabéticos que querem se beneficiar dos flavonoides presentes nos chocolates amargos podem consumir os com grande porcentagem de cacau, como os com 70% ou mais do fruto. Este tipo de chocolate contém pouco açúcar e menos gordura que os ovos dietéticos. Quanto mais cacau, menos açúcar. No entanto, é importante consumir sempre com moderação.

Na dúvida de qual ovo de páscoa diet comprar? Veja abaixo alguns tipos e as informações nutricionais retiradas dos rótulos!

Ovo de páscoa Nestlé Classic Diet Nº15 240g

Ingredientes: Cacau, leite em pó integral, soro de leite em pó, gordura anidra de leite, edulcorante maltitol, emulsificante lecitina de soja e aromatizante. Contém traços de amendoim, castanha de caju, amêndoa e avelã. CONTÉM GLÚTEN.


Ovo de Páscoa LACTA Chocolate ao Leite Diet Nº 15 225g

Ingredientes: Massa de cacau, manteiga de cacau, leite em pó integral, soro de leite em pó, gordura vegetal, leite em pó desnatado, gordura de manteiga desidratada, edulcorante natural: maltitol, emulsificantes: lecitina de soja e poliglicerol polirricinoleato e aromatizante. Contém leite. CONTÉM GLÚTEN.

Informação Adicional: Este produto pode ter efeito laxativo.

DIABÉTICOS:  contém sacarose, glicose e frutose naturalmente presente no leite. Consumir preferencialmente sob orientação de um nutricionista, ou um médico.

Ovo de Páscoa GOLD ao Leite Diet Caixa 200g

Ingredientes: Maltitol, manteiga de cacau, leite em pó integral, maltodextrina, massa de cacau, polidextrose, soro de leite em pó, gordura vegetal, emulsificante: Lecitina de soja (INS 322) e polirricinoleato de poliglicerilab (INS 476), edulcorante artificial sucralose (INS 955) e aromatizante venilina. CONTÉM GLÚTEN.

Ovo de Páscoa GAROTO Talento Avelã Diet Nº 15 240g

Ingredientes: Manteiga de cacau, massa de cacau, leite em pó integral, avelã, soro de leite em pó , gordura de manteiga desidratada, edulcorante maltino (965), emulsificantes lecitina de soja (322) e poliricinoleato de poliglicerol (476) e aromatizante. Contém traços de amêndoas, amendoim, avelã, castanha de caju, castanha do pará e nozes. CONTÉM GLÚTEN.

Ovo de Páscoa Choco Soy Diet 200g (de soja)

Ingredientes: Manteiga de cacau, massa de cacau, extrato de soja (leite de soja), sal refinado, edulcorante natural isomalte e/ou maltitol, polidextrose, emulsificantes: poliricinoleato de poliglicerol e lecitina de soja, aroma natural de baunilha e edulcorante artificial sucralose. NÃO CONTÉM GLÚTEN.


Ovo de Páscoa de Alfarroba 210 g – Carob House

Ingredientes: alfarroba em pó orgânico, óleo de palma, maltitol, maltodextrina, extrato de soja e aromas.

Comparativo dos ovos mencionados – Informações Nutricionais em Porções de 25g

 NestléLactaGoldGarotoChoco

SoyValor energético119kcal111kcal120kcal129kcal113kcal

Carboidratos14g15g14g12g9,6g

Açúcares2,0g2,9g0,1g2,5g0g

Proteínas1,6g1,6g1,6g1,6g1,3g

Gorduras totais8,3g7,0g8,2g9,9g8,6g

Gorduras saturadas4,6g4,2g4,9g4,6g5,0g

Gorduras transnão contém0g0g0g0g

Fibra Alimentar0,6g0g2,5g0,7g4,8g

Sódio19mg25mg27mg9,7mg0mg

* Ovo de Páscoa de Alfarroba 210 g – Carob House – não foi encontrada a tabela nutricional completa deste produto Ovo de Alfarroba Light, da Carob House, é sem lactose, glúten e açúcar. Calorias: 116Kcal por 25g.  Ovo de Páscoa de Alafarroba, sem lactose, sem açúcar, sem glúten.

About these ads

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 8.019 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: